O QUE FAZ UM NAVEGADOR?

O QUE FAZ UM NAVEGADOR?

 

O automobilismo tem como principal figura o piloto, mas apesar de na maioria das categorias ele competir sozinho, existem outras figuras importantes nos bastidores, ajudando ele a buscar o objetivo.

Na maioria dos casos, não vão para a pista, mas não é o caso do Rally, onde o navegador desempenha uma função muito mais relevante do que um simples copiloto.

Figura pouco ou não conhecida pelo público geral, que não acompanha o esporte, o NAVEGADOR participa da corrida do banco do passageiro, mas está longe de ser apenas uma figura passiva no carro. O nome da função é sugestivo, mas eles fazem muito mais do que apenas ajudar os pilotos na travessia dos Rallys.

Quer saber mais sobre o NAVEGADOR? Continue a leitura do conteúdo no Blog Off-Road de Verdade!

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

O QUE FAZ UM NAVEGADOR?

Durante o percurso, o navegador tem a plena função de carregar a planilha que possui todas referências de trechos e percursos do trajeto, como por exemplo: as lombadas, as regiões mais perigosas, buracos, mata-burros, pontes, entre outros. Além da planilha, outro ponto importantíssimo: a integração entre piloto e navegador é muito importante nas provas off-road. Cada um tem o seu papel e o mais importante é que apenas juntos é terão um bom resultado.

QUAL É A RESPONSABILIDADE DO NAVEGADOR?

O navegador é o responsável por indicar a velocidade ideal para cada trecho para que a equipe obtenha os melhores resultados. E claro, ele tem que ser um bom vigia e deve estar sempre alerta, atentando o piloto sobre obstáculos na pista e os perigos potenciais, como animais, veículos que podem estar no caminho.

O NAVEGADOR É PEÇA FUNDAMENTAL PARA O DESEMPENHO DA EQUIPE!
Em rally de regularidade ou por tempo, o navegador é também responsável por toda a comunicação e focado na corrida, garantindo que toda a estratégia está sendo seguida e que há total atenção na pista.
A regra é que o piloto esteja focado a maior parte do tempo na condução do veículo. Sendo assim, cabe ao navegador definir os momentos apropriados de comunicação e interrupções na concentração do motorista para dar toques necessários.

A IMPORTANTE FUNÇÃO DE UM NAVEGADOR

O navegador em um rally garante que as regras do campeonato estão sendo cumpridas rigorosamente durante a corrida. Por isso, ele deve apontar quais curvas devem ser feitas, as opções de traçados, as velocidades que devem ser atingidas, o tempo para realizar cada trecho e a comparação de resultados para diferentes trechos e orientar na recuperação em caso de tempo perdido em trechos para garantir uma melhor colocação.

HABILIDADES ESSENCIAIS DE UM NAVEGADOR

E uma habilidade super importante e que qualquer navegador deve ter: é a capacidade de assumir o controle do motorista, caso algo grave aconteça! Acidentes são bem comuns em corridas de rally e ele pode salvar a equipe.

Realizar pequenos reparos no veículo ou até assumir o controle de forma temporária, faz parte desse conjuntos de habilidades. Por isso, ser um navegador de rally sempre vai exigir conhecimentos que vão além de apenas dirigir o veículo.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Curtiu saber um pouco mais sobre a função dessa pessoa que é um pilar ultra estratégico nas competições de rally? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos ou pessoas que gostam do universo do rally.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Vai competir?

Que tal dar aquele UP de respeito em seu UTV e dar aquela acelerada! Fale com a nossa equipe.

📱Whatsapp: (11) 3931-3216 | (11) 98259-1738

Voltar para o blog